terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Teatro - "Glória ou como Penélope morreu de Tédio"
Sala Estúdio
06 de Jan a 30 de Jan 2011
4.ª a Sáb. às 21h45 Dom. às 16h15
Considera-se a “Odisseia” de Homero o segundo texto mais influente da literatura ocidental a seguir à Bíblia. O poema sobre o retorno de Ulisses, com uma capacidade única “de obter os mais esmagadores efeitos poéticos por meio da linguagem mais simples e transparente” (Frederico Lourenço), convoca-nos para o centro de um debate sobre a condição humana.
Depois de “Poltrona: Monólogo para uma Mulher” (2009), Cláudia Lucas Chéu regressa à escrita dramática e volta a interrogar os limites da tragédia a partir do olhar da mulher.
Neste espectáculo, a temática da espera e a recusa do luto criam uma figura (Pathos) que, fazendo um hino à espera da mãe, se fecha a si próprio num círculo de espelho directo. Uma espécie de Narciso onde a imagem projectada é a da sua mãe, sem que ele perceba a diferença. Pathos é também inspirado na figura de Telémaco, na “Odisseia” de Homero, que se vê obrigado a esperar juntamente com a sua mãe pelo retorno de Ulisses que partiu para a guerra de Tróia. Em “Glória”, a espera é um bem precioso que revela silêncio e reflexão, mas é também um prejuízo porque é o compasso vazio entre o passado (as memórias vividas) e o futuro por vir que idealizamos nas nossas cabeças.
encenação CLAÚDIA LUCAS CHÉU
cenografia e figurinos ANA LIMPINHO
desenho de luz NUNO MEIRA
desenho de som VÍTOR RUA
com ALBANO JERÓNIMO
e participação de SAMUEL BRANCO / MARTIM BARBEIRO e GRUPO DE TEATRO COMUNITÁRIO AS AVOZINHAS DE PALMELA
com direcção de DOLORES MATOS
co-produção TNDM II, TNSJ e AJ Produções
M/16
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Parabéns Albano, gostei imenso desta peça.
Enviar um comentário